Veja a importância de um bom layout para seu site


Um bom layout é de grande importância para um site. Para desenvolvê-lo, sem dúvida, é preciso apostar nas dicas de design gráfico que tornam a estrutura perfeitamente alinhada, trazendo uma página organizada e bonita.

Apesar de muitas pessoas ainda desprezarem a relevância de uma composição estética bem-feita, ela se mostra fundamental para qualquer tipo de site, garantindo uma boa navegabilidade para os usuários.

Há diferentes plataformas que ainda possuem uma aparência muito básica, de modo que quando um usuário acessa a página, possui dificuldades de utilização e acaba por perder o interesse.

Isso pode ser um problema para as empresas, que podem perder clientes devido à falta de atualização.

Não à toa, hoje existem pessoas especializadas em design, capazes de produzir um layout de acordo com os gostos e necessidades de uma instituições, de modo que a o seu site possa ser funcional e prático ao mesmo tempo.

Por isso, para entender a importância do design gráfico, assim como a de um bom layout na era digital, siga a leitura deste artigo.

O que é o design gráfico e qual é o seu papel?

Podemos dizer que o design gráfico é um projeto que visa oferecer o que há de melhor em termos de estrutura e navegabilidade, colocado em prática alguns elementos específicos de cada negócio.

Ele envolve toda a parte de cores e formatos contidas no layout de um site, pois busca oferecer uma página bem desenvolvida.

Uma empresa de consultoria em segurança do trabalho que queira investir na revitalização do seu site, deve apostar, em primeiro lugar, no design gráfico, garantindo que a aparência da página seja bastante atrativa e interessante.

Nesse sentido, podemos dizer que as principais características do design gráfico são:

  • Uma comunicação visual com o público;
  • Enquadramento dos aspectos técnicos de um site;
  • Influência na navegação e até na conversão;
  • Harmonia interna da estrutura geral da página;
  • Entre outros pontos.

Todos esses pontos ajudam na confecção de um site bonito e funcional, mas ainda é preciso considerar outros elementos, específicos em cada negócio.

Então, o design de uma página  que venda roupas infantis, claramente, vai ser bastante diferente daquele que vende puxadores para móveis planejados.

Enquanto o primeiro busca caracterizar o nicho com cores e temas mais delicados, uma loja de artigos para decoração visa um padrão de tons e formatos mais voltados para a sobriedade.

Por isso, no momento de planejar e executar o layout de um site, o designer precisa entender sobre o segmento em que ele está atuando, de modo que uma loja de móveis planejados para banheiro possua uma apresentação coerente com o seu público.

Isso, porque um layout apropriado cria uma sinergia do site com a persona da empresa, e faz com que ela se identifique com a marca.

Além disso, quando as características da plataforma são marcantes, elas podem estabelecer uma familiaridade com o público, de modo que os usuários gostem de navegar na página.

Sendo assim, o design gráfico se mostra parte fundamental do processo de criação de um site e, por isso, ele deve ser valorizado e aplicado de maneira adequada, de acordo com o seu ramo de atuação.

Características de um bom layout

Levando em consideração a necessidade de investir em uma boa experiência para os usuários, você deve se atentar para que o layout do seu site possua as características apropriadas.

Por isso, entre os atributos essenciais para a estruturação da sua página, é preciso investir em:

  • Layout como vitrine;
  • Imagens bem definidas;
  • Organização das informações;
  • Paleta de cores coerente com a marca;
  • Layout responsivo;
  • Navegabilidade e usabilidade.

Cada um dos pontos mencionados visa atender a um modelo de layout correspondente ao seu negócio, ou seja, todos eles podem ser adaptados para o seu nicho de atuação, precisando de algumas adaptações para isso.

Layout como vitrine

Você deve ter em mente que, quando um cliente entra em um e-commerce, por exemplo, faz todo sentido que a página possua uma navegabilidade própria das plataformas de compra.

Isso quer dizer que um formato “semelhante” ao de uma loja física poderia ser um bom estilo de layout.

Assim, você pode investir no design de vitrines, em que um cliente pode visualizar diferentes itens de maneira rápida, e clicar em cada um deles para obter mais informações.

Em uma loja online de artigos de proteção individual, o usuário pode buscar por EPI para eletricista e visualizar todas as opções disponíveis no site de modo ágil.

Vamos imaginar a seguinte situação: o proprietário de uma empresa precisa de equipamentos para aumentar a proteção dos seus colaboradores. Ele pode acessar o seu site e efetuar a compra sem problemas, por conta da organização oferecida. 

Imagens bem definidas

Dentro do layout do seu site você deve apostar em boas imagens, por isso, é preciso que elas carreguem rapidamente, ao mesmo tempo em que ofereçam uma boa resolução.

E se você utiliza a plataforma para vender produtos, o cuidado deve ser redobrado.

Isso, porque se o seu cliente quiser ampliar as fotos dos armários planejados para quarto contidas na sua página, ele precisa acessar boas imagens, que mostrem os detalhes dos móveis, para que o visitante possa analisá-las de maneira completa.

Com isso, é possível evitar vários processos de devolução de mercadorias, que podem ocorrer quando o cliente possui uma visualização prejudicada das fotos do seu site.

Organização das informações

Um site desorganizado pode ser bastante confuso para os visitantes. Eles podem ter dificuldades no acesso em caso de uma estrutura pouco funcional e mal definida.

Por isso, é fundamental criar abas e seções específicas para cada tema do seu site, separando-as de acordo com o setor da página.

Uma plataforma que ofereça um sistema de gestão empresarial, por exemplo, pode manter abas como: soluções de gestão, softwares, contato, unidades, etc.

Cada uma dessas seções pode organizar os dados da página, fazendo com que o cliente encontre facilmente o que ele está buscando.

Disponibilizar um campo de pesquisa também é de grande importância dentro do layout de uma página, pois facilita a navegabilidade da página de modo geral.

Paleta de cores e ornamentação com a marca

Um bom layout também investe de maneira especial nas cores e tons da página. Isso, porque a harmonia visual é de suma importância para que o seu site não possua características estranhas.

Por isso, é recomendado que se uma empresa especializada em cobertura para carros possua um logo em cores mais destacadas, que os tons utilizados no layout da página sejam mais neutros, criando um equilíbrio entre elas.

Ademais, utilizar apenas tons fortes pode deixar a navegabilidade desconfortável para os olhos, assim como usar somente cores claras pode deixar a sua página sem um estilo próprio.

Layout responsivo

Levando em conta que as pessoas utilizam os seus dispositivos móveis na grande maioria do tempo para realizarem pesquisas e buscarem por produtos, o layout da sua página deve ser responsivo.

Mas o que é um formato responsivo? É simples: ele deve se adaptar, automaticamente, para ser exibido em uma tela de smartphones ou de tablets, sendo exibido de maneira integral e apropriada para o tamanho em que ele será acessado.

Há empresas que investem no formato responsivo, mas também há aquelas que optam pelo mobile, que são estruturas distintas.

O responsivo se adapta para o tamanho em que será exibido, enquanto o mobile é uma plataforma especialmente desenvolvida para celulares.

Ou seja, nesse caso o layout não é redimensionado, mas sim próprio para ser acessado apenas em telas de smartphones.

Por isso, você deve optar por aquele que mais atenda às necessidades do seu negócio, facilitando a navegação dos seus usuários.

Navegabilidade e usabilidade

Para finalizar as características essenciais de um layout bem desenvolvido, é fundamental frisar a importância de uma boa experiência para o seu usuário.

Isso quer dizer que a navegabilidade e a usabilidade da plataforma devem atender à demanda do site, assim como facilitar a utilização da página.

O site de uma empresa que presta o serviço de digitalização de documentos, por exemplo, deve desenvolver um layout que facilite o acesso aos arquivos do cliente, além de disponibilizar ferramentas de edição e de organização.

Um site de vendas também deve apostar em uma navegação e uso próprios do formato do e-commerce.

Isso, porque o cliente precisa realizar diferentes ações e, para que os novos usuários ou para pessoas que não tenham experiência de comprar pela internet possam concluir uma compra, o seu site precisa ser intuitivo.

Por isso, investir em um layout adequado para o seu site é de grande importância, garantindo que os usuários façam qualquer tipo de ação sem precisar de suporte para isso.

Desse modo, além de causar uma boa impressão visual, a sua página ainda vai ser reconhecida como uma plataforma dinâmica e eficiente, que torna a utilização do visitante muito mais produtiva e facilitada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.