Saiba como o SEO pode ajudar a impulsionar seu site


As empresas que possuem um site certamente já sabem da importância que o SEO possui, sendo essencial para que a sua página possua relevância na internet.

O SEO (Search Engine Optimization) é composto por uma série de técnicas capazes de trazer um grande número de acessos para o seu site de maneira orgânica.

Isso quer dizer que você não precisa investir em anúncios pagos para atrair o seu público. Desse modo, um bom posicionamento na internet vai ser o grande responsável por isso.

Com isso, é válido ressaltar que as técnicas de SEO utilizadas no seu site oferecerão benefícios de modo gradativo para a página.

Isso porque eles vão reagindo de acordo com os parâmetros dos buscadores, que analisam a importância do seu texto.

Por isso, durante a produção de um novo conteúdo, você deve aplicar alguns dos métodos de otimização que podem resultar em maiores efeitos para a sua página.

Este artigo tem como objetivo abordar o conceito de SEO juntamente com as técnicas existentes, que podem ser de grande ajuda para que você consiga aplicá-las na sua página o quanto antes.

SEO: o que é e qual o melhor modo de utilizá-lo

Pode ser que uma empresa especializada em aluguel de stand queira ganhar maior visibilidade na internet.

No entanto, ela não deseja investir grandes quantias em anúncios ou ferramentas de promoção, pois a sua estratégia de crescimento envolve uma ação orgânica.

Para isso, ela deve optar pelas técnicas de SEO, que permitem fazer com que a audiência do site vá aumentando de maneira natural.

Essa estratégia pode ser importante para empresas que desejam investir na sua estrutura física ao mesmo tempo em que crescem na internet, possibilitando que o seu atendimento entregue qualidade.

Assim, ao investir no site, a empresa pode utilizar o SEO para otimizar a sua página, garantindo que ela atenda aos parâmetros dos buscadores.

O aprimoramento da estrutura de um site é fundamental, tanto em termos de pesquisa quanto de escaneabilidade da página.

Isso quer dizer que quando você se preocupa em utilizar elementos que vão tornar o seu site adequado para as primeiras posições dos mecanismos de busca, você está aplicando o SEO.

Desse modo podemos dizer que o SEO é um conjunto de técnicas que precisam ser aplicadas para que os seus potenciais clientes encontrem a sua página no mundo virtual.

Mas, afinal, qual é o melhor modo de utilizar as ferramentas de SEO? 

Para descobrir essa resposta, primeiro você deve definir quais são os seus objetivos, para então utilizar as técnicas adequadas para o seu site.

Além disso, você pode apostar em algumas delas, ou mesmo em todas, possibilitando que elas enquadrem a sua página no melhor formato para ser exibido ao público.

As técnicas do SEO

O SEO apresenta diversas técnicas, muitas delas indispensáveis para de site ou blog que deseja expandir seus contatos.

Para se ter uma ideia, pode ser que alguém deseje pesquisar onde fazer análise de água, pois pensa construir um poço em sua propriedade. 

Os resultados que vão aparecer na busca serão aqueles que estiverem bem posicionados, ou seja, os que aplicam SEO.

Conheça agora algumas dessas técnicas, que são de grande importância para um site:

  • Uso de títulos atrativos;
  • A escolha das palavras-chave comuns no segmento;
  • Escrever conteúdos de qualidade;
  • Disponibilidade de imagens e vídeos;
  • Página rápida e em formato responsivo, etc;

Ao aplicar esses elementos dentro da sua página, você notará que ela vai alcançar cada vez mais visitas, subindo de maneira orgânica nos resultados do Google.

Para utilizá-los na sua página, você pode conhecer cada um deles nos tópicos a seguir:

Títulos atrativos

Os títulos são grandes elementos do SEO. Afinal, eles estruturam de maneira completa um texto, garantindo que ele possua um bom visual de leitura.

Além disso, é importante que você utilize expressões atrativas para o seu público. Isso porque, ao ser exibido no layout de pesquisa na internet, seu título vai ser o responsável por atrair os leitores.

Desse modo, se você vai escrever um artigo sobre os diferentes tipos de piso para residências, você precisa pensar em quais expressões podem chamar a atenção de um potencial cliente.

Levando em consideração que ao buscar por opções de piso o cliente, provavelmente, deseja conhecer várias opções, tais como um carpete de madeira preço, pisos porcelanato, ou opções em cerâmica, você deve apostar nessa curiosidade.

Por isso, ao utilizar um título como “Conheça os melhores pisos para a sua casa” ou “Confira as tendências de pisos e revestimentos para imóveis”, é bem provável que você atraia o usuário para a sua página.  

Palavras-chave e SEO

As palavras-chave são o elemento mais característico do SEO. Isso porque, quando um cliente realiza uma pesquisa na internet, ele utiliza expressões que podem ajudá-lo a encontrar aquilo que ele precisa.

Para isso, ele pode utilizar uma palavra-chave mais completa, como “Porta de aço de enrolar manual preço”.

Com isso ele indica o modelo da escada, os complementos que ele deseja e, para essa escolha, qual o valor a pagar.

Se uma empresa que trabalha com a venda de escadas utiliza uma palavra-chave bastante parecida com essa, ou a mesma expressão em seu site, a probabilidade de ele aparecer entre as principais posições em uma busca é alta.

Isso quer dizer que o empreendimento será encontrado pelo usuário. Deste modo, o cliente poderá optar pela compra direta com o site ou entrar em contato para obter maiores informações.

Também há quem utilize palavras-chave um pouco menos específicas e mais abrangentes, de modo que a pesquisa por “construtora de casas SP”, por exemplo, vai trazer uma grande quantidade de empresas do segmento situadas no estado de São Paulo.

Por isso, você deve escolher as palavras-chave relacionadas ao seu tipo de serviço, fazendo com que os seus clientes encontrem a sua página.

Bons conteúdos para SEO

Você sabia que um dos elementos mais importantes para ser bem avaliado dentro dos parâmetros do Google é a postagem de bons conteúdos?

Desse modo, não adianta utilizar um texto desconexo. Da mesma forma, o conteúdo não pode estar com dados incompletos e que não tragam informações contundentes para o seu público.

É certo que os “robôs” do Google não fazem uma leitura pessoal do seu conteúdo, mas eles analisam por quanto tempo uma pessoa permanece na sua página, o que pode significar que ela está absorvendo o que foi oferecido aos visitantes.

Por isso, se ao buscar por divisórias drywall preço o usuário encontrou uma postagem sua sobre decorações econômicas de gesso para residências e realizou a leitura completa, o Google entende que o seu artigo traz informações relevantes.

Isso cria um ciclo interessante para a sua página, já que quando o seu texto é bem avaliado pelo buscador, ele vai subindo no posicionamento. Por isso, cada vez mais pessoas entram na sua página.

Artigos com imagens e vídeos

Em tempos de acessibilidade dinâmica, nada mais apropriado do que apostar no uso de imagens e vídeos para promover os seus artigos.

Isso porque, quando um cliente deseja realizar a locação de cadeiras para eventos e entra na sua página, ele certamente quer ver os modelos que você oferece.

Esse elemento pode ser bastante promissor na divulgação de itens, pois o apelo visual em uma postagem traz um bom número de visitas.

Os vídeos também são materiais importantes para facilitar a compreensão de um assunto. Contudo, é fundamental que eles não possuam uma longa duração, que pode fazer com que o espectador abandone a exibição antes do fim.

O SEO conta com elementos práticos dentro do artigo e é isso que faz com que ele ganhe relevância na internet, impulsionando o seu site.

Páginas rápidas e formato responsivo

Você já tentou realizar uma pesquisa e, ao entrar em um site desistiu de esperar o término do carregamento do conteúdo?

Páginas lentas são motivo de desistência de acesso, o que faz com que um site concorrente ganhe os clientes do seu negócio.

Afinal, se um cliente está buscando por um modelo de sofá sob medida SP, ele deseja visualizar imagens das opções disponíveis rapidamente e alternar entre elas de modo prático.

Além disso, com o uso cada vez mais frequente de smartphones para consultas e pesquisas, as páginas que ainda não possuem formatos adaptáveis são prejudicadas.

Provavelmente você já tentou acessar uma página pelo seu celular e ela não se enquadrou na sua tela, de modo que a visualização ficou prejudicada e, então, você saiu dela rapidamente.

Por isso, essa é uma das características da otimização para site de buscas. Afinal, elas dão prioridade em exibir páginas rápidas e responsivas.

Não à toa, o SEO é de grande importância para que você consiga impulsionar o seu site na internet, pois ele auxilia em uma boa escaneabilidade da sua página e garante, assim, que ela seja encontrada mais facilmente pelos seus clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.