Qual a Importância das Mídias Sociais


É notável a evidência tecnológica no cotidiano da geração atual. Pessoas, empresas, instituições de ensino… todos adaptaram suas atividades rotineiras aos meios sociais tecnológicos. O uso da tecnologia se tornou importante inclusive para que empresas pudessem estabelecer certa vantagem competitiva e obter maior alcance de leads. Esse movimento de adaptação tecnológica tão importante na sociedade atual, fez com que a geração da interatividade, conectividade e simplificação tecnológica crescesse significativamente principalmente nas mídias sociais.

Porém, qual a importância da presença nas mídias sociais? Por que utilizar?

PRESENÇA CONSTANTE

O fator mais importante para a utilização desses mecanismos sociais, é que as chamadas Gerações Y e Z, passam quase que todo o dia conectadas as mídias sociais. Postando, curtindo, compartilhando; a “vibe” é se integrar do que acontece no mundo, e ninguém quer ficar de fora ou perder alguma novidade.

Essa conectividade constante, cria um excelente ambiente para que empresas tenham alcance rápido de seu público-alvo, os chamados leads.

Vários são os mecanismos e ferramentas disponíveis para que as empresas contatem seu público-alvo online. As tecnologias de CRM (Customer Relationship Management), utilizadas pela equipe de marketing, são um claro exemplo de como efetivo e assertivo essa comunicação pode ser. Qual empresa não almeja vender mais, alcançar maior visibilidade, maior reconhecimento de mercado, ter vantagem competitiva em relação a concorrência. As mídias sociais quando bem utilizadas podem proporcionar tudo isso.

Os números de usuários conectados não para de crescer e, as perspectivas futuras feitas por especialistas apoiam essa afirmativa. O que se pode fazer principalmente para você que gerencia uma organização, é adaptar-se as mídias sociais!

Se você não sabe por onde começar, separamos aqui uma lista de ferramentas de Marketing Digital estipuladas por especialistas em mídias sociais como Nei Patel,  para clarear suas ideias. Fique ligado!

Microblogs

Publicar mensagens curtas para que sejam visualizadas por um grupo de pessoas específicas é a chave para atingir aquele usuário potencial. Além de que a rotina apressada da população atual, faz com que textos longos demais ou muito complexos sejam descartados ou só utilizados para fins de pesquisa detalhada.

Redes sociais que promovam conteúdo

Pode parecer contraditório ao tópico anterior, mas sim é verídico. Quando abordamos conteúdo estamos nos referindo, não só a textos ou artigos, mas também a mídias de display como imagens e vídeos.

Mas do que que conteúdo curto, as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, ou seja, mantenha alto padrão de qualidade e veracidade em tudo que publicar.

Para conteúdos de vídeo, por exemplo, opte sempre em vídeos curtos com legendas! As pessoas geralmente apropriam-se desse conteúdo em lugares públicos, ou seja, se não tiverem em mãos ferramentas que permitam ouvir o áudio de forma singular, logo passaram o feed e seu vídeo será esquecido.

Para Imagens, trabalhe sempre com qualidade de resolução e componentes chamativos, como cores, design, layout, frases em destaque. Não nos apropriamos do que não vemos, ou seja, se seu conteúdo não tiver elementos que chamem a atenção do usuário certamente ele será descartado!

Sites

Os sites são como uma a identidade virtual tanto para pessoas, como para empresas; a única diferença estará no tipo de conteúdo exibido e a forma como ele será exibido.

Se sua intenção for promover uma empresa prefira sites profissionais, de preferência criados por um programados especializado. Opte por indicadores do site acessíveis e claros de fácil compreensão a todos que visualizarem. Sites organizacionais tem aspectos mais formais que os demais isso transmite segurança e responsabilidade para quem os visita. Garanta que seu site seja o mais formal, acessível e que o conteúdo exibido seja da melhor qualidade e mais atual possível. Afinal é da imagem de uma organização que estamos tratando!

Se você não possui vínculo com nenhuma organização, mas quer se expandir no meio digital opte por blogs personalizados, que tratam de temas específicos.

Blogs tem um estilo de comunicação mais flexível e informal, onde os usuários sintam-se, mas a vontade para sugerir, comentar e interagir. É essencial a presença constante do proprietário do blog com os usuários que o acessam. Sua efetividade é tão ampla e clara em termos de posicionamento e alcance, que alguns sites organizacionais afim de interagir e trazer novidades para seu público a respeito do seu segmento de mercado, incluem um blog, ou parte de notícias e novidades na configuração geral do menu de seus sites.

Mídias Visuais

Já vimos que as mídias de conteúdo também podem ser visuais, mas você sabe por que elas fazem tanto sucesso entre os diversos grupos de relacionamento?

Simples, porque somos visuais e nossa mente reage as percepções de imagem de forma mais clara, isso significa que entre um texto gigante com inúmeras palavras ou um vídeo lúdico e interativo, grande parte das pessoas irá optar pelo conteúdo disponível no vídeo. Claro que nada é uma verdade absoluta e que cada tipo de pessoa tem um estilo de aprendizagem, porém quando se trata da grande massa populacional, a preferência por conteúdos de mídias de display é sempre mais aceitável!

Nos é à toa que os profissionais de marketing trabalham design, layout e aspectos chamativos para atrair o público, mas isso é conteúdo para outra ocasião!

Mídias de Comunicação por Mensagem de texto

O fato é que pessoas precisam de pessoas, somos seres que para terem suas necessidades atendidas precisam estar em contato com outras pessoas. Não é em vão que o famoso psicólogo Maslow definiu um campo chamado “necessidades sociais” como uma das etapas de necessidades humanas a serem atendidas.

Daí o “bum”, das redes de comunicação por mensagem de texto como o WhatsApp, por exemplo. As pessoas precisam conversar umas com as outras, interagir entre seus grupos de relacionamento e, se você gestor de uma organização busca oportunidades de comunicação com seu público; investir nessas ferramentas é indispensável.

Por último, mas não menos importante, temos o E-mail Marketing. Essa é uma estratégia antiga, mas não ineficaz do pessoal de marketing. Ela é voltada para empresas, e visa a comunicação personalizada que o público atual espera, porém acontece em massa, ou seja, várias pessoas sendo atingidas só que de forma única.