Design gráfico: 5 dicas simples para o seu site


A aparência de um site é um dos elementos fundamentais da sua composição e, por isso, você precisa investir em design gráfico se quer disponibilizar uma página mais agradável para os visitantes.

Certamente você já acessou vários sites e blogs, durante as suas pesquisas na internet, e se deparou com páginas bem desenvolvidas, que apresentavam um layout encantador.

Ao mesmo tempo, você também já deve ter visto alguns sites com uma apresentação menos chamativa, passando uma sensação ruim para os usuários que estavam navegando na página.

Esse elemento não é um mero detalhe. O design gráfico de um site vai ditar a experiência que os seus clientes vão ter na sua plataforma, e vai determinar se ela será bem avaliada pelos visitantes.

Por isso, no momento de criar uma página na internet, uma das suas principais preocupações deve ser com o layout, para que ele ofereça não apenas beleza, mas também uma boa navegabilidade.

Você pode contratar os serviços de um profissional para que o desenvolvimento do seu site seja feito de maneira especial, mas, caso você possua habilidade e conhecimento nessa tarefa, você pode fazê-lo com facilidade.

Para ajudar nessa missão, selecionamos 5 dicas simples para que você possa criar um site muito mais bonito e funcional para a sua empresa. 

Por isso, siga na leitura deste artigo e selecione aquelas que mais fizerem sentido para o seu negócio.

A importância do design gráfico na internet

Existem sites na internet que promovem os mais variados segmentos empresariais. É possível encontrar uma página que aborde serviços como o de investigação confirmatória de passivo ambiental, assim como e-commerces para venda de roupas infantis.

Isso, porque o mundo virtual possibilitou que negócios dos mais variados gêneros pudessem expor os seus produtos, como um modo de criar uma nova fonte de renda para esses estabelecimentos.

Assim, os empresários que apostam na internet como um canal efetivo para alcançar novos clientes e pedidos colhem bons frutos quando decidem desbravar esse meio de ação.

Mas para começar a sua atuação, é preciso desenvolver um site, que ofereça todo o suporte necessário para que os seus clientes possam, de modo autônomo, navegar na página, encontrar o que precisam e efetuar a compra sem dificuldades.

Ou seja, para uma página na internet ter bons resultados ela precisa de vários elementos, mas, em especial, que o layout seja bonito e simplificado, possibilitando que os seus clientes efetuem a compra de um calibrador de rosca anel de modo prático.

Um dos elementos mais fundamentais desse processo é o investimento em design gráfico. Não há como disponibilizar uma boa página para o seu público se não houver um layout bem trabalhado.

Isso é essencial em vários tipos de sites, tais como:

  • Os institucionais;
  • Os blogs;
  • Os e-commerces;
  • As landing pages;
  • Os buscadores;
  • Os portais de notícias;
  • Entre outros.

Isso quer dizer que as páginas na internet devem ser construídas para oferecer uma boa experiência para o usuário, de modo que pontos como a navegabilidade, a disposição dos elementos e até o carregamento rápido influenciam diretamente nisso.

Por isso, no próximo tópico abordaremos algumas dicas que podem ajudá-lo a elaborar um site muito mais interessante e atrativo para o seu público.

Dica 01 – Elabore um bom layout

O primeiro ponto que você deve conceber dentro do projeto do seu site é o de elaborar o layout mais adequado para o seu tipo de objetivo.

Isso quer dizer que uma página que venda produtos como barraquinha de crepe para festa infantil vai possuir a apresentação totalmente diferente de um site para captura de e-mails, por exemplo.

Essa característica vai definir inclusive quais são as estruturas da plataforma, justamente porque um e-commerce deve conter páginas diferentes para cada produto, assim como para o pagamento, enquanto uma página de captura tem uma composição muito mais simples.

Sendo assim, você deve se preocupar com o layout do seu site, oferecendo a estrutura mais adequada para a sua página.

Dica 02 – Escolha uma boa composição de cores

É importante que você escolha cores interessantes para a sua página, de modo que ela transmita uma boa impressão para os seus clientes.

Você pode apostar nas tonalidades contidas na identidade visual da sua marca, ou mesmo inovar nesse aspecto, mas sempre optando por cores que ornem adequadamente, para que a sua página não fique com um visual ruim.

Pode ser indicado apostar em cores que remetem ao seu segmento. Por exemplo, uma empresa de energia solar fotovoltaica industrial pode optar por tonalidades como o vermelho ou o amarelo, que remetem ao aspecto da energia solar.

Além disso, você também pode desenvolver a sua identidade visual ao escolher a cartela de cores do seu site, já que assim é possível visualizar melhor a harmonia dos tons.

Dica 03 – Selecione uma boa fonte

O layout da sua página não deve ser apenas composto de cores harmoniosas. Há também um elemento fundamental que pode conferir ao seu site uma experiência mais agradável aos visitantes: a fonte dos seus textos.

Escolher letras com um design mais clássico, bons contornos e uma definição adequada pode ser muito mais efetivo do que uma fonte muito rebuscada, que pode não apenas cansar a vista do visitante, como também dificultar a leitura.

Principalmente quando o usuário precisar entender mais sobre um assunto importante, tal como um exame admissional para PCD, onde conseguir absorver as informações de modo mais claro faz bastante diferença.

Isso pode ser visto tanto na página inicial do seu site, quanto na apresentação dos itens, por exemplo.

Afinal, disponibilizar a descrição dos seus produtos e serviços pode ser importante para que os seus clientes entendam como eles funcionam.

Por isso, selecione uma fonte que seja de leitura mais agradável, e escolha um tamanho apropriado dentro do seu layout, para que os elementos estejam em proporções adequadas entre si.

Dica 04 – Invista em imagens com boa qualidade

Se você tem uma loja virtual e deseja anunciar produtos como um reator de vidro para laboratório, a foto do item vai fazer total diferença no momento da compra.

Isso, porque um dos grandes motivos pelos quais as pessoas ainda relutam em fazer compras pela internet é a impossibilidade de visualizar os produtos de maneira integral.

Nesse sentido, os e-commerces que investem em fotos de boa qualidade, ou até mesmo em vídeos demonstrativos dos seus itens, certamente ganham muito mais visualizações do que os seus concorrentes.

Sendo assim, é de grande importância que você publique imagens de qualidade dos seus produtos, para que os seus clientes possam ver os detalhes de cada item do seu estoque.

Mesmo em sites de empresas que não realizem a venda online dos seus serviços, como pode ser o caso de um estabelecimento que emita laudo de ECV para carro, apostar em imagens e vídeos pode ser um meio eficiente de mostrar aos seus clientes como a sua estrutura funciona.

É sempre interessante tratar as suas fotos para que elas possuam boa qualidade, mas também para que sejam de carregamento rápido, deixando a sua página mais leve.

Esse é um dos parâmetros dos principais buscadores, analisado no momento de posicionar os links dos seus resultados de pesquisas para os usuários.

Por isso, ter fotos bem definidas, que não sejam muito pesadas, pode fazer diferença no rankeamento do seu site durante uma busca.

Dica 05 – Priorize a navegabilidade

Em conjunto com todos os elementos citados anteriormente, você deve ter como um dos seus objetivos oferecer uma boa navegabilidade para os seus clientes.

Principalmente quando você possui uma loja virtual, onde o processo de compra deve ser bastante eficiente.

Isso, porque quando um usuário precisa entrar em um e-commerce para realizar um pedido, mas ele encontra dificuldade para chegar até o momento do pagamento, isso pode ser um problema que o desestimule a chegar na última etapa.

Por isso, a navegabilidade de uma página é essencial para o sucesso do seu site.

Nesse sentido, o design gráfico também vai ser de grande importância para sites de clínicas de diagnóstico. 

Isso, porque muitas delas disponibilizam a consulta de exames pela internet, como um modo de facilitar o acesso às informações.

Assim, se o dono de um bichinho que imprimir o resultado de um exame veterinário hemogasometria pelo site do estabelecimento, ele deve ter facilidade para realizar o login e emitir o laudo.

A navegabilidade é, portanto, um dos elementos mais importantes no desenvolvimento do seu site, merecendo uma atenção especial.

Depois de abordar todas essas dicas, é possível perceber que o design gráfico é capaz de oferecer toda a estruturação que o seu site precisa e, por isso, você deve se empenhar em escolher as melhores opções para a sua página. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.